Você, motorista brasileiro, que sofre com o trânsito, um recado: poderia ser pior. No ranking das cidades mais lentas do mundo para se dirigir no centro, o Brasil está lá atrás.
São Paulo aparece na 33ª posição, com uma média de 23 minutos para percorrer um trajeto de 10 km/h na região central. Recife apareceu em 36ª. O Rio de Janeiro em 107ª.
São dados levantados pela empresa de tecnologia TomTom, que analisou quase 400 cidades em 55 países.
A líder, pelo segundo ano consecutivo, foi a capital inglesa Londres. São mais de 37 minutos em média para o motorista percorrer uma distância de apenas 10 quilômetros.
Um dos motivos para Londres ter sido eleita a cidade mais lenta do mundo para se dirigir, é que a velocidade máxima permitida em boa parte da região central é de 20 milhas por hora - 32 km/h. Então, mesmo que não tenha trânsito, o motorista precisa ir devagar.
Há radares espalhados por todo o canto e a multa é salgada: 100 libras - mais de R$ 600. São ainda 3 pontos na carteira. E, por lá, se o motorista somar 12 pontos ou mais num período de três anos, perde o direito de dirigir e precisa voltar para auto escola. Então, no geral, o pessoal respeita as leis de trânsito.
A vida do motorista em Londres não é fácil, mas - pelo menos - a cidade oferece um bom transporte público e uma extensa ciclofaixa. Há opções para driblar essa lentidão toda.