O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e representa a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil – acontece em 2024 neste e no próximo domingo (3 e 10 de novembro).
As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Tire suas dúvidas sobre o Enem
Local de prova
A informação do local de prova está disponível no cartão de confirmação de inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com login e senha do site Gov.br.
Além do local de prova (com nome da instituição de ensino e número da sala de aplicação), o documento traz outras informações, como número de inscrição, data e horário, além de registrar se o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, quando for o caso.
Horários e conteúdos das provas
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. A aplicação das provas terá início às 13h30 e término às 19h, no primeiro dia, e às 18h30, no segundo dia, horário de Brasília.
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens; redação; códigos, ciências humanas e suas tecnologias. O segundo será dedicado à aplicação das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
Pode usar lápis?
O edital diz que o candidato não pode usar lápis, lapiseira e borracha, nem no rascunho. O gabarito oficial do exame deve ser preenchido com caneta esferográfica preta, única cor aceita pela organização, e fabricada em material transparente.
Tempo de prova
Nos dois dias, a abertura dos portões deve acontecer às 12h e o fechamento, às 13h, pelo horário de Brasília. É proibida a entrada do participante após o fechamento dos portões. O tempo mínimo para realizar a prova é de 2 horas.
Pode levar comida?
Como as provas são longas, é recomendado que o participante leve algum alimento leve, como lanche natural e barra de cereal, e água ou outra bebida para manter a hidratação, desde que não seja alcoólica.
Quais são os documentos aceitos
Os candidatos que forem participar do Enem poderão utilizar documentos digitais para identificação no local da prova, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Registro Geral (RG). Os documentos podem ser apresentados por meio do aplicativo Gov.br.
A partir deste ano, não será mais aceita a apresentação do boletim de ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos. Segundo o Ministério da Educação, o objetivo da mudança é garantir mais segurança ao exame.
Também são considerados documentos válidos para identificação do participante a cédula de identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenha validade legal como documento de identidade; o passaporte; a Carteira Nacional de Habilitação e a Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997.
Para os participantes estrangeiros, é obrigatória a apresentação de um desses documentos: passaporte; identidade expedida pelo Ministério da Justiça, Carteira de Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente.