O hábito de leitura está crescendo entre os brasileiros. O aumento na venda de livros foi significativo em 2021. Um levantamento mostra que o brasileiro está lendo mais livros nesse período conturbado.
Em 2021, as vendas de livros cresceram 29% em relação a 2020. Isso significa que, se no primeiro ano de pandemia o setor faturou R$ 1,76 bilhão, em 2021 o faturamento chegou a R$ 2,28 bilhões.
A Mônica, que é dona de livraria, sentiu não só o aumento das vendas, mas também o engajamento das pessoas no clube de leitura que ela criou para discutir os temas de cada livro.
“Nós começamos a fazer encontros mensais e deu super certo e o grupo continua firme até hoje”, afirmou Mônica Carvalho, criadora do clube do livro da Livraria da Tarde.
O escritor Henrique Rodrigues lançou três livros durante a pandemia. Um deles "Machado de Assis, menino", que conta a história do pequeno Assis, que vendendo doces conseguiu ajudar a mãe e ainda frequentar uma escola.
Para ele, a pandemia foi um grande momento para repensar a vida e criar.
“Os momentos de crise da humanidade são sempre muito produtivos em termos de criação artística. Ter livro em casa revoluciona a vida das pessoas”, disse Henrique Rodrigues.