Pelo menos 86% dos candidatos à vagas de emprego no Brasil erram na elaboração dos currículos, segundo um levantamento recente do LinkedIn. Erros de português e falta de objetividade estão entre os principais descuidos feitos pelos concorrentes. Tem também quem minta sobre habilidades e até esqueça informações de contato.
Há também quem esqueça a foto de apresentação. Para empresas que ainda pedem foto, a atenção redobrada é necessária. “Deve ser discreta, o contato é feito pelo WhatsApp muitas vezes, então a foto deve seguir o padrão”, informa Cleia Soares, especialistas em recrutamento.
Erros nos currículos podem custar caro ao candidato, por isso, é importante deixar claro os objetivos profissionais, que devem ser alinhados com a vaga pretendida.
Além disso, o próprio formato do currículo pode atrapalhar, já que empresas têm usado inteligência artificial para análises iniciais. “A IA ainda não lê corretamente os currículos coloridos demais ou com colunas no texto, por isso é importante colocar no formato normal”, afirma Cleia Soares.