A ocupação de leitos de UTI, por causa da covid, passa de 80% em seis estados e no Distrito Federal.
Um boletim da Fiocruz mostra que o cenário se agravou nas últimas semanas. No Distrito Federal, a situação é crítica: são 98% dos leitos de UTI ocupados.
Em seguida, vem Rio Grande do Norte (83%), Goiás (82%), Piauí (82% ), Pernambuco (81%), Espírito Santo e Mato Grosso do Sul (80%).
Na zona de alerta intermediário estão 12 estados, sendo eles: Mato Grosso (78%), Tocantins (77% ), Pará (76%), Amazonas e Ceará (75%).
As capitais Rio de Janeiro (98%), Belo Horizonte (95%) e Fortaleza (93%) estão bem perto de atingir a ocupação máxima dos leitos.
Diante da piora do quadro, o Ministério da Saúde vai prorrogar por mais 30 dias o pagamento de 14 mil leitos de UTI em todo o país. O governo também adiantou, que se necessário, o número de vagas subirá de 23 mil para 46 mil.
A alta taxa de transmissão da variante ômicron já levanta a possibilidade de aplicação de uma quarta dose da vacina. O tema pode entrar na pauta da próxima reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da covid, nesta sexta.