Lei dos Genéricos completa 25 anos

Hoje, de cada 10 medicamentos vendidos no Brasil, quatro são genéricos. A maioria custa menos de R$ 20

Por Filipe Peixoto

Há 25 anos, eles começaram a aparecer nas prateleiras. Com um grande atrativo: pelo menos 35% mais baratos que os medicamentos de referência. Hoje, são parte da rotina do brasileiro.

A lei que autorizou os genéricos foi aprovada em 1999, após forte articulação do então ministro da Saúde José Serra. Na época, a Anvisa - órgão responsável pelo aprovação desses novos medicamentos - era comandada pelo médico Gonçalo Vecina Neto, que participou hoje em São Paulo de um fórum sobre saúde organizado pela Radio Bandeirantes.

“Houve um avanço muito grande na oferta de genéricos e esse avanço foi acompanhado de melhoria de qualidade de mercado e maior acesso de todos os pacientes”, conta Vecina.

Hoje, de cada 10 medicamentos vendidos no Brasil, quatro são genéricos. A maioria custa menos de R$ 20. Eles aumentam a concorrência entre os laboratórios, o que é bom paro bolso do consumidor.

“Foi uma grande conquista nacional, uma vez que democratizou o acesso a medicamentos, até então caros, ao consumidor”, diz o diretor executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.