Lançamento de mísseis aumenta tensão entre Coreia do Sul e Coreia do Norte

Pyongyang lançou pelo menos 23 mísseis e um deles caiu a menos de 60 km da cidade de Sokcho, na costa sul-coreana

Por Sonia Blota

O lançamento de mísseis voltou a aumentar a tensão entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Os mísseis foram disparados pelas duas Coreias. E os armamentos caíram pela primeira vez no mar ao longo da costa de cada país.

Pyongyang lançou pelo menos 23 mísseis e um deles caiu a menos de 60 km da cidade de Sokcho, na costa sul-coreana. Seul respondeu disparando três mísseis, por considerar o ato como uma violação inaceitável de seu território. 

De acordo com as autoridades, os mísseis caíram a uma distância semelhante, além da Linha de Limite Norte que é uma demarcação do ponto intermediário no mar entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. O Norte nunca aceitou a fronteira marítima.

Na terça-feira, a Coreia do Norte havia alertado que a Coreia do Sul e os EUA pagariam "o preço mais horrível da história" se continuassem os exercícios militares conjuntos. Para Pyongyang, uma ameaça velada ao desenvolvimento de armas nucleares ao Norte.

A Coreia do Norte deve retomar os testes de armas nucleares em breve, após uma pausa de cinco anos. A China disse que está acompanhando de perto a situação e que espera que os países sigam a direção da solução política.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.