Juliana Rosa: tendência é de novos cortes na Selic nos próximos meses

Comentarista de economia do Jornal da Band explicou que queda da inflação deve ajudar na queda dos juros

Da Redação

Juliana Rosa, comentarista de economia do Jornal da Band, explicou que a tendência é que o anúncio no corte na taxa básica de juros feito nessa quarta-feira (31) se repita nos próximos meses.  

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu reduzir a taxa básica de juros, a Selic, de 11,75% para 11,25%. O corte desta quarta-feira (31) é o quinto corte desde agosto de 2023.  

“Juro caiu pela quinta vez e o Banco Central deu o recado mais esperado: vai continuar cortando no mesmo ritmo nos próximos meses. Como das últimas vezes, o corte foi de meio ponto percentual, levando a taxa de juros para 11,25%. Se espera corte de pelo menos mais meio ponto percentual nas duas próximas reuniões”, disse a analista.  

O corte desta quarta-feira (31) é o quinto corte desde agosto de 2023, quando a autarquia começou a interromper o ciclo de aperto monetário.

A edição mais recente do Boletim Focus, pesquisa semanal com analistas do mercado financeiro, prevê que a Selic encerre o ano em 9% ao ano.

A Selic alta é um dos principais remédios para controlar a inflação, o que ocorreu ao longo de 2023.  

“Nossa inflação deve cair este ano abaixo de 4%, mesmo com os problemas climáticos que já estão encarecendo os alimentos. Por outro lado, se espera alívio da inflação de serviços, como alugueis, da conta de luz e a estabilidade dos preços dos combustíveis, inflação e juros menores são boas notícias para o bolso”, concluiu Juliana Rosa.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.