Juliana Rosa: "Primeiro resultado de emprego do ano surpreendeu positivamente"

Comentarista de economia comparou os números com anos anteriores e disse que a expectativa é de evolução

Por Juliana Rosa

A taxa de desemprego dos últimos 3 meses não diminiu. A notícia pode parecer negativa, mas é positiva para o país. Juliana Rosa, comentarista de economia do Jornal da Band, explicou o porquê, fazendo uma comparação com anos anteriores. 

“O primeiro resultado de emprego do ano surpreendeu positivamente. Foi a menor taxa de desemprego em janeiro desde 2015: 7,6%. Isso representa 8,3 milhões de desempregados. É muito abaixo da média histórica no Brasil, que é 10,3%”, explicou Juliana.

Ela também apresentou outros dados que reforçam a sensação positiva sobre o desemprego no Brasil.

“De um ano pra cá, o número de pessoas ocupadas aumentou em 2 milhões. Entre dezembro e janeiro, a taxa subiu. Mas isso sempre acontece, porque os trabalhadores temporários contratados para festas de fim de ano são dispensados”, comentou ela.

Além disso, o emprego com carteira assinada está crescendo mais do que o informal. E os salários estão subindo. Por isso a perspectiva é de melhora ao longo de 2024.

“A expectativa para esse ano é que o mercado de trabalho se mantenha aquecido, com a queda dos juros e as eleições municipais, que sempre aquecem o emprego”, concluiu Juliana.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.