Jornal da Band: como era o Brasil na estreia do telejornal em 1977?

No centro da notícia, o informativo nasceu há 45 anos, um dia antes do fim do jejum de títulos do Corinthians

Por Luiza Lemos

Dinâmico e sempre com credibilidade, o Jornal da Band passa por mais uma mudança, agora em 2023. O telejornal de 45 anos fica ainda mais tecnológico, acompanhando a transformação do Brasil e do mundo, mas sempre voltado para o interesse público e aos telespectadores que acompanham diariamente o informativo. 

Nascido em 12 de outubro de 1977, o Jornal Bandeirantes surgiu um dia após o estado do Mato Grosso do Sul nascer, 11 de outubro. Além disso, poucos meses após o nascimento do telejornal, a lei do divórcio foi sancionada, em 26 de dezembro daquele ano. 

No mesmo dia que o Jornal Bandeirantes surgiu, houve também a primeira exoneração de um general da ditadura militar desde 1964. O general Silvio Frota, ‘linha-dura’ do regime, foi retirado do cargo de Ministro do Exército após tentar se candidatar à presidência e tramar tomar o poder do presidente da época, Ernesto Geisel.

O adeus de Pelé e o fim do tabu corintiano

Fora do campo político, no mesmo ano, o Jornal Bandeirantes também noticiou o último gol de Pelé, pelo New York Cosmos, em uma partida contra o Santos Futebol Clube, time que elevou o jogador ao status de Rei do Futebol. 

O dia seguinte ao nascimento do Jornal Bandeirantes teve um marco histórico: o Corinthians saiu de um jejum de 23 anos e conquistou o Campeonato Paulista com uma vitória por 1 a 0 contra a Ponte Preta. 

Na Fórmula 1, esporte que a Band teve transmissões históricas, 1977 foi um ano lendário. A estreia de Gilles Villeneuve, o bicampeonato de Niki Lauda e o destaque de um jovem Ayrton Senna, que conquistara o campeonato sul-americano de kart. 

'Guerra nas Estrelas' e ‘Amigo’

No mesmo ano de nascimento do Jornal Bandeirantes, futuro Jornal da Band, clássicos do cinema surgiram. Foi em 1977 que o mundo conheceu o que ocorre nos “Embalos de Sábado à Noite,” as aventuras intergalácticas de “Guerra nas Estrelas” os “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, e as crises de "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa". 

No Brasil, a música mais ouvida era “Amigo”, sucesso de Roberto Carlos escrito para um dos principais ‘amigos de fé, irmão camarada’, Erasmo Carlos. Já no mundo, a canção mais ouvida foi “Tonight's the Night” (Gonna Be Alright), do cantor Rod Stewart. 

Quase dois meses após o surgimento do Jornal Bandeirantes, a escritora Clarice Lispector, famosa pelos contos, romances e ensaios, morreu aos 56 anos, vítima de um câncer de ovário. Também em 1977, mas em fevereiro, a autora Carolina Maria de Jesus, conhecida por ‘Quarto de Despejo’, morreu aos 62 anos vítima de insuficiência respiratória em Parelheiros, São Paulo. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.