Joe Biden e líder chinês Xi Jinping discutem situação da Ucrânia

Os dois líderes devem tratar dos desafios que o conflito impõe para as economias, principalmente com a disparada da inflação por todo o mundo.

Por Eduardo Barão

O governo dos Estados Unidos confirmou para esta sexta-feira (18) uma conversa entre o presidente Joe Biden e o líder chinês Xi Jinping. Além de discutirem formas para um cessar-fogo na Ucrânia, os dois líderes devem tratar dos desafios que o conflito impõe para as economias, principalmente com a disparada da inflação por todo o mundo.

Em Moscou, o governo russo disse que as negociações para pôr fim ao confronto continuam. De Kiev, o ministro de Defesa da Ucrânia disse que a não pode discutir o fim da guerra sem um verdadeiro cessar-fogo. Em uma guerra que já dura três semanas, cada lado dessa história vai precisar ceder para selar a paz.

Na Ucrânia, uma escola foi bombardeada na cidade de Merefa, no leste do país, no 22º dia da guerra. 

O ataque matou 21 pessoas e outras 25 ficaram feridas. Ainda não se sabe se o prédio abrigava civis ou militares.

Ontem (17), o bombardeio foi na cidade portuária de Mariupol, que tem sofrido com os constantes ataques das tropas russas.

O teatro da cidade abrigava 1,3 mil pessoas, que tentavam se proteger do conflito. Nesta quinta-feira, uma imagem de satélite mostrou que havia um alerta escrito em russo, no lado de fora do prédio. A frase indicava a presença de crianças no local.

Até o momento, pelo menos 130 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros.

Há semanas falta comida, água e energia aos moradores. Em Mariupol, cerca de 30 mil pessoas conseguiram escapar da região nesta semana.

Em Kiev, os russos tentam cada vez mais se aproximar do centro capital ucraniana. Dois prédios foram atingidos por bombas logo após o do toque de recolher na cidade. Muitos civis ficaram feridos.

Mais notícias

Carregar mais