Jeitinho brasileiro: 'Gato' é a fraude mais cometida por consumidores no país

De cada cinco consumidores lesados, um também já praticou algo ilícito para levar vantagem financeira

Ramon Ferraz, do Jornal da Band

Poderia ser diferente, mas o jeitinho brasileiro é uma expressão que nem sempre soa bem.

“É aquela pessoa que faz as coisas erradas para tentar auferir vantagens”, explica o sociólogo Ailton Ferreira. “Isso é uma característica colonialista que a gente herdou, e que ainda é praticada”, completa.

O curioso é que, no Brasil, muitas pessoas têm dois lados quando se trata de fraudes: o de vítima e o de golpista. É o que revela uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

De cada cinco consumidores lesados, um também já praticou algo ilícito para levar vantagem financeira, seja contra empresas, contra pessoas ou contra o governo.

No topo da lista estão os famosos “gatos”, o uso irregular de serviços como energia, internet e TV por assinatura.

“Hoje em dia, com o comércio eletrônico, a gente vê que as fraudes cometidas por consumidores têm tido outras modalidades. Tem consumidor que compra o produto, recebe o produto, depois entra em contato dizendo que não recebeu esse produto, e pede o cancelamento”, diz Daniel Sakamoto, representante do setor lojista.

Quem comente fraudes pode ter o nome negativado ou ter de pagar multa, por exemplo. Mas a maioria nunca sofreu consequências pelo comportamento.

“Quando alguém comete fraudes contra a empresa, essa empresa de certa maneira vai repassar esse custo para os demais consumidores”, acrescentou Sakamoto.

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