Na nova série do Jornal da Band, o protagonista está no Tocantins. Trata-se do Jalapão, um paraíso no coração do Brasil marcado por dunas, cachoeiras e piscinas naturais. Lá, o canto das araras anuncia que a preservação ambiental reina.
Com cenários de tirar o fôlego, o Jalapão passou a ser cada vez mais visitado nos últimos anos. As diferentes paisagens em meio ao cerrado atraem turistas do país e do mundo todo.
“Na pandemia, foi uma média de mais de 7 mil turistas visitantes. E, depois, como fechou tudo, parou. Mas, no ano seguinte, que foi 2022, ele deu um boom, chegou a 59 mil visitantes, a média”, comemorou Alessandro Vieira Machado, supervisor da Unidade de Conservação.
Onde hoje é o Tocantins, há milhões de anos tudo era inundado pelo oceano. Com formações geológicas únicas, fruto de anos de erosão da agua da chuva e dos ventos, o parque também guardas lindas e exuberantes cachoeiras.
“Uma experiência incrível, maravilhosa! Tudo lindo! A cada dia, a gente se surpreende porque tem muitas coisas num lugar só. Então, a gente vê água, areia, terra e cerrado”, pontuou a enfermeira e turista Amanda Couto.
Belezas das dunas
As dunas são um dos pontos mais procurados e intrigantes do parque estadual. Ver o pôr do sol é uma experiência única.
É incrível o pôr do sol num lugar onde não tem mar. É sensacional. Obrigada. Posso chorar aqui? (Amanda Couto)
As dunas se formam por causa da chamada erosão eólica da Serra do Espírito Santo, decorrente de anos. Os melhores períodos de visitação é junho e agosto, quando venta bastante na região.
Suposta fazenda de Escobar
Para chegar ao parque, o visitante passa horas na estrada. No caminho, além das belas paisagens, animais nativos encantam, a exemplo das emas.
Os encantos do Jalapão também atraem aqueles que gostam de histórias misteriosas. Uma das paradas é numa fazenda que virou ponto turístico devido a uma lenda antiga da região.
“Sobre esta fazenda, sempre falavam que era do Pablo Escobar. Tem essas lendas que foi dele. Realmente, a fazenda lá tem aeroportos, tem uma estrutura bem bacana, bem grande a estrutura”, contou Gervásio.
São sete construções no terreno e uma pista de pouso para aviões de pequeno porte. No local, já funcionou um hotel. Atualmente, a estrutura pertence ao governo do estado. Hoje, serve de base de apoio para outro ponto turístico.
Fervedouro
Entre encantos e lendas, a aventura do Jornal da Band no Jalapão está só no começo. Uma das principais atrações é o “fervedouro”, piscinas naturais em que a água borbulha e evita que os banhistas afundem.
“Eu não sei nadar muito bem. Eu tenho medo de água. O fato de eu que eu não consigo afundar me dá uma liberdade que eu não tenho em lugar nenhum. Eu estou achando incrível. Eu estava ali boiando, sozinha e impressionada”, disse a metroviária Glaucylayde Santos.