IPVA pode ficar até 30% mais caro em 2022; entenda

Aumento é resultado da valorização dos carros seminovos diante da menor produção de carros zero

Clara Nery, do Jornal da Band

Como se não bastasse ter que lidar com a alta do combustível, os motoristas vão ter mais uma dor de cabeça em 2022: o IPVA (Imposto Sobre Propriedades de Veículos Automotores) deve ficar bem mais caro.

A procura por veículos automotores usados cresceu, e por isso o preço subiu cerca de 30% em 2021. Com isso, aumentou também a base de cálculo do IPVA.

É reflexo da valorização dos carros, principalmente dos seminovos -- já que a queda na produção das montadoras reduziu a oferta dos zero quilômetro.

O imposto varia de estado para estado. Para se ter uma ideia, um Chevrolet Onix Joy modelo 2018, que em dezembro de 2020 custava R$ 36,4 mil, está avaliado em dezembro de 2021 a R$ 47,4 mil.

Nesse caso, o IPVA do Rio de Janeiro e de São Paulo subiria de R$ 1.456,00 para R$ 1.898,00 para carros novos. O aumento médio deve ficar em 20%.

Alguns estados analisam projetos que congelam a tabela dos valores de 2020. Até agora, somente o Mato Grosso do Sul resolveu reduzir as alíquotas, e ainda isentar veículos com mais de 15 anos. No Rio, o governo já anunciou que vai manter o IPVA em 4% do valor do modelo na tabela Fipe.

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