Inseto nativo da Ásia se espalha nos EUA e causa prejuízos milionários

A mosca perfura a haste das plantas, impedindo o crescimento E ainda excreta uma substância que cobre e mofa tudo com o que entra em contato

Por Eduardo Barão

Além das temperaturas escaldantes, o verão nos Estados Unidos tem criado outra preocupação nas autoridades. Tudo por causa de um inseto que tem deixado prejuízos milionários.

Trata-se da Lanterfly - que no Brasil é conhecida como mosca-lanterna-pintada. O inseto nativo da China e do Vietnã se espalhou principalmente pela costa leste americana, infestando plantações de maçã, uva e bordo.

A mosca perfura a haste das plantas, impedindo o crescimento E ainda excreta uma substância que cobre e mofa tudo com o que entra em contato.

Por causa da infestação, o departamento de agricultura voltou a emitir um alerta contra as moscas-lanternas. A ordem é tentar matar o máximo possível do inseto, que é considerado a pior praga no país em 150 anos.

O caso virou até campanha na Pensilvânia: "Se encontrar esses insetos, esmague-os".

Só nas plantações do estado, a mosca já causou um prejuízo de mais de US$ 42 milhões.

Se a infestação aumentar, esse número pode saltar para mais de US$ 300 milhões, resultando na perda de quase três mil empregos na região.

Mais notícias

Carregar mais