A Inglaterra declarou emergência nacional devido à forte onda de calor que atinge a Europa neste mês.
Empresas britânicas de saneamento estão emitindo alertas de que a população pode enfrentar um sério desabastecimento de água. O serviço ferroviário do país foi limitado por medo de que os trilhos cedessem e os voos na maior base aérea britânica foram interrompidos, com o receito do derretimento de parte da pista.
Na França e na Espanha, milhares de pessoas tiveram que deixar as casas por causa dos incêndios florestais.
Na província espanhola de Zamora, um homem que tentava cavar uma vala para criar um corta-fogo ficou preso em um incêndio florestal. Por muito pouco, já com as roupas em chamas, ele conseguiu escapar e foi levado para um hospital da região.
Na França, o fogo consome quase 15 mil hectares de florestas na região de Gironde. Cerca de 14 mil pessoas tiveram que deixar as casas.
Os incêndios e a onda de calor já causaram a morte de mais de mil pessoas nos últimos sete dias. Os meteorologistas preveem ainda mais calor para esta semana. Em Paris, os termômetros devem bater 41 graus No Reino Unido, foram registrados 40 graus, pela primeira vez na história.
Os incêndios e o tempo seco prejudicam a agricultura do continente colocando pressão na produção de grãos, especialmente o trigo e o milho.