UOL - O melhor conteúdo

Páscoa mais cara: inflação afeta não só ovos de galinha, mas também ovos de chocolate

Com a produção do cacau caindo, o preço do ovo de chocolate triplicou em 2025

Por Giba Smaniotto

A inflação afeta os preços dos ovos, mas não só os de galinha: os ovos de Páscoa também ficaram mais caros neste ano.

Somente em março, o preço do ovo de galinha aumentou 20% – culpa principalmente da alta demanda e do valor da ração. Agora, com a produção do cacau caindo, o preço do ovo de chocolate triplicou. Um ovo de Páscoa de quase meio quilo, por exemplo, fica em torno de R$ 100.

“Agora não dá mais para comer ovo, nem de galinha, nem de ‘coelho’. Infelizmente está muito caro”, disse ao Jornal da Band a autônoma Regiane Alberto.

“Eu compro uma barra que sai bem mais barato. R$ 100? Eu dou risada porque não tem condições”, completou a assistente administrativa Marcia Lamarca.

“No caso dos ovos de Páscoa, a gente tem a questão da produção do cacau; no Brasil acontece redução por um problema de pragas, né? A vassoura de bruxa, especialmente. E na África, na Costa do Marfim, especialmente, a questão climática está afetando a produção”, explicou a economista Izabela Rocha. 

Segundo o Índice de Preços para o Consumidor Amplo, o IPCA, que mede a inflação, o preço do chocolate subiu 12% no Brasil no último ano. 

Neste cenário, dos mercados ao comércio popular, a ordem é economizar, mas não deixar de ter um presentinho. “Isso tem saído muito, olha: enfeite para por o chocolate dentro. Sai bastante”, sugere a vendedora Eduarda Teixeira, funcionária de uma loja na rua 25 de Março, região central de São Paulo.

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar