Indígenas invadem fazenda na cidade de Terra Roxa, no Paraná

O grupo formado por trinta indígenas reivindica cerca de 25% de terras

Flavio Frizoni

Um grupo de indígenas invadiu uma área na cidade de Terra Roxa, no Paraná, próximo à fronteira com o Paraguai, onde há várias terras produtivas. Os donos dizem que foram ameaçados e obrigados a abandonar as propriedades.

Produtores rurais estiveram hoje no entorno da área invadida esperando a desocupação, mas os indígenas se recusaram a sair. O grupo formado por trinta indígenas reivindica cerca de 25% de terras do município de Terra Roxa.

As pessoas que invadiram a propriedade estão concentradas em uma área de mata ao fundo. A população urbana também sente o impacto causado pelas invasões de terra. Apesar das terras documentadas, produtores estão com dificuldade para financiar produção ou fazer o seguro rural.

Além das polícias civil e militar, agentes da força nacional também acompanham a situação.

O ministério da Justiça disse que o grupo de indígenas seguiu em direção a terras demarcadas, no município de Terra Roxa. Mas que a única maneira de acesso ao território é por meio da propriedade privada, e que o dono não autorizou a passagem dos indígenas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.