Imposto de renda: golpistas tentam enganar contribuintes pela internet

Na reta final da entrega da declaração, a Receita Federal traz alertas sobre fraudes que podem ocorrer em sites falsos

Filipe Peixoto

A Receita Federal emitiu um alerta nesta reta final da declaração do imposto de renda. O contribuinte deve ter cuidado nestes últimos dias, já que há golpistas de todos os lados tentando enganar os declarantes. Por e-mail, WhatsApp e até carta, os golpistas chegam com propostas sedutoras e até assustando, pedindo para o contribuinte atualizar os dados. 

O advogado Antônio Augusto Borges cita como a Receita Federal atua. “Eles não procuram, não é a mecânica usual da Receita Federal ou de outros órgãos públicos nos contatarem dessa forma”, afirma. Ele indica procurar o ambiente oficial da Receita ou de outro órgão e pesquisar se outras pessoas passaram pelo mesmo. 

O prazo pra enviar a declaração do imposto de renda termina dia 31 de maio, daqui a pouco a mais de uma semana. É nessa reta final que os golpistas se aproveitam dos contribuintes que estão com pressa, seja porque deixaram tudo pra última hora... Ou porque estão ansiosos pra receber o dinheiro de volta. A Receita não entra em contato via WhatsApp, e e-mails oficiais terminam com "GOV.BR".

Ricardo Mendes, auditor-fiscal da Receita Federal, reitera que o órgão não entra em contato com o contribuinte. “Nunca entra pedindo informações deles, ou pedindo pra clicar em links ou abrir anexos, sempre que vai um e-mail da Receita pro contribuinte, é pra ele acessar o canal oficial”, informa. 

Cuidado também com anúncios de bancos e financeiras que prometem antecipar a restituição. Se precisar desse crédito, busque a instituição diretamente Cerca de 11 milhões de contribuintes ainda não enviaram a declaração.

A consulta ao primeiro lote de restituições será liberada nesta quarta-feira com pagamento dia 31 e contempla mais de quatro milhões de pessoas, a maioria do grupo prioritário, como idosos e pessoas com deficiência.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.