Novas imagens podem ajudar nas investigações sobre naufrágio de iate durante tornado na Itália

A viagem era para comemorar a absolvição na justiça de um bilionário acusado de fraude fiscal.

Por Felipe Kieling

Novas imagens podem ajudar nas investigações sobre o naufrágio de um iate durante um tornado na Itália. A viagem era para comemorar a absolvição na justiça de um bilionário acusado de fraude fiscal.

Um vídeo mostra parte do momento em que o iate é atingido pela tempestade, na madrugada de segunda-feira. A iluminação do mastro ajuda a identificar a embarcação. Em questão de segundos, a chuva e os ventos ganham força e o veleiro praticamente some na imagem.

A força das ondas teria virado a embarcação, que afundou. Especialistas apontam que o mastro de 75 metros de altura pode ter contribuído pra tragédia, ao servir como pêndulo chacoalhando o barco.

As buscas pelos seis desaparecidos continuaram nesta terça no local onde o veleiro foi visto pela última vez. A guarda costeira acredita que as vítimas estão presas nos destroços do iate afundado. As chances de encontrar alguém com vida são mínimas.

Esse é um resgate complicado. Os mergulhadores precisam descer a uma profundidade de 50 metros e eles têm uma janela de trabalho de apenas 10 minutos. Depois, precisam retornar para a superfície e reabastecer os cilindros de ar. Além disso, eles relataram que há muitos móveis pesados bloqueando as entradas.

Até agora só há a confirmação de uma morte, que é do canadense que era o cozinheiro do Iate. 15 pessoas sobreviveram. Elas conseguiram subir em um bote salva vidas e foram resgatadas por outra embarcação.

Entre os seis desaparecidos está Mike Lynch e a filha dele, Hannah, de 18 anos. Conhecido como Bill Gates britânico, Lynch era o dono do iate e convidou amigos para uma viagem que celebrava a absolvição dele na Justiça americana de uma acusação de fraude fiscal.

No sábado, um outro funcionário de Lynch, Stephen Chamberlain, também absolvido no mesmo processo, morreu depois de ser atropelado no interior da Inglaterra, por uma motorista que perdeu o controle do carro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.