Dalva Pires tem 74 anos. O marido, Francisco de Paula, tem 79. O casal adora viajar, e já visitou 14 estados brasileiros e dois países. Mas, por causa da pandemia, estão há um ano sem arredar o pé de São Paulo, onde moram.
“A pessoa de idade vive mais porque fica esperando pela próxima viagem”, diz a dona de casa.
Como eles já tomaram as duas doses da vacina contra covid-19, decidiram agendar para setembro um passeio em um resort no interior de São Paulo.
“Vamos seguir as orientações, continuar com a máscara em todo lugar. Estou levando umas três máscaras a mais para trocá-las”, afirma Francisco.
Quase metade da população brasileira com mais de 60 anos já tomou as duas doses da vacina. Uma parte desse público está programando viagens para o segundo semestre do ano, o que traz um certo ânimo para o setor de turismo, tão afetado pela pandemia.
Seis em cada dez operadoras de turismo informam que houve aumento da procura por viagens em abril, na comparação com março. Os dados de maio ainda não saíram, mas muitas empresas perceberam um boom de agendamentos do público da terceira idade.
Como muitos países ainda estão com restrições à entrada de brasileiros, destinos nacionais são mais procurados.
“Existe uma tendência a buscar destinos de natureza e ambientes mais abertos. Também tem uma grande procura especialmente por resorts, tendo uma aceitação maior por ser um ambiente um pouco mais controlado, onde a pessoa tem pouco acesso e pouca saída”, explica Marina Figueiredo, diretora da Associação de Operadoras de Turismo.
Hotéis, restaurantes e locais de passeio fazem questão de informar que estão seguindo todas as regras sanitárias. Mas o cuidado também depende do turista, até porque os vacinados têm risco menor de adoecer, só que ainda assim podem pegar e transmitir o vírus para outras pessoas.
“Tem aquela parte que é do próprio viajante, desde seguir as orientações desses protocolos, mas manter o distanciamento e o uso de máscara, que continua obrigatório em todos os ambientes. É possível você fazer uma viagem desde que tenha todo um cuidado de responsabilidade e exerça esse cuidado com você mesmo e com o próximo”, diz Marina.