Mais de 20 mil brasileiros vivem atualmente no Líbano, inclusive no sul do país, epicentro dos recentes ataques de Israel. Os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa já trabalham para organizar uma operação de resgate para quem quer voltar para o Brasil. A embaixada do Brasil no Líbano enviou formulários para saber a situação de cada um.
Em meio à tensão e medo, Romilda Salam enfrenta problemas com queda de energia e internet. Para o programa "Entre Nós", da BandNews TV, ela falou do desejo de retornar ao Brasil.
"A gente não tem condições de sair daqui por conta própria porque tá um absurdo, as passagens subiram muito e a gente tá aguardando, ver se o governo brasileiro, se realmente ficar mais forte a guerra, se o governo brasileiro vai fazer uma evacuação", conta.
Segundo fontes do governo, a Força Aérea Brasileira já está de prontidão para decolar com dois aviões para buscar brasileiros e levar ajuda humanitária aos libaneses. A diplomacia considera as próximas 48 horas decisivas para uma ação. Por enquanto, o aeroporto de Beirute ainda é operante, mas voos estão sendo cancelados e, por isso, a FAB estuda rotas alternativas.