Facilitar o bloqueio do celular em caso de roubo é o que prometem um site e um aplicativo que o governo vai lançar em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
No ano passado, mais de 1 milhão de aparelhos foram roubados ou furtados no Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São quase três mil (2.738) ocorrências por dia. O aumento é de 16,6% em relação ao ano anterior.
Além de perder o aparelho, a vítima ainda pode sofrer outros prejuízos. Isso porque muita gente tem o acesso às contas bancárias, cartões de credito e redes sociais pelo smartphone.
Por isso, até o final do mês, um site e um aplicativo devem ser disponibilizados pelo governo federal para o usuário cadastrar o celular. A ideia é que, em caso de roubo ou furto, o próprio dono do aparelho faça o bloqueio antes de informar os bancos e a operadora de telefone.
A intenção do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Anatel é inibir esse tipo de crime.