Para tentar combater o roubo de celulares — um dos crimes que mais crescem no Brasil — O Governo Federal vai lançar o programa “Celular Seguro”. O aplicativo permitirá que o dono do aparelho roubado possa bloquear o acesso a aplicativo bancários e a linha telefônica.
A taxa de roubos e furtos de celulares cresceu mais de 16% em 2022, em relação ao ano anterior, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2023. No centro da cidade de São Paulo, houve mais de uma ocorrência do tipo por hora entre 4 e 10 de dezembro.
Para acessar o aplicativo, o dono do aparelho fará um cadastro informando seu telefone e quais são os aplicativos bancários instalados. Pode incluir também os contatos de confiança. Se o telefone for roubado, é só comunicar esse contato ou entrar no site e fazer o bloqueio com apenas um clique. Não será mais necessário avisar cada banco e a operadora.
“Na hora que ela apertar o registro da ocorrência, esse arquivo vai direto para Anatel que vai bloquear o aparelho em até 24 horas. E também, vai direto para os bancos que bloquearão a Internet Banking dessa pessoa”, explicou Ricardo Cappelli, secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Anatel tem 24 horas para bloquear o IMEI, que é uma espécie de número de identificação do aparelho. Mesmo que bandidos consigam incluir um novo IMEI ao aparelho, o bloqueio dificulta a revenda.
O serviço ainda não vale para o bloqueio de aplicativos de entrega de comida, de transporte e de mensagens, que devem aderir ao programa em outro momento.