Governo federal suspende exportação de frango devido a 'doença de Newcastle'

Altamente contagioso, vírus voltou a contaminar as aves após 20 anos; enfermidade não é transmitida para humanos

Cristian Petalas

Altamente contagiosa e afeta todo o tipo de ave, das silvestres a domésticas, a doença de Newcastle voltou a afetar a exportação de frango no Brasil, após 20 anos. A doença, que recebeu o nome da cidade inglesa que teve o primeiro surto, há quase 100 anos, não é transmitida aos seres humanos, mas causa risco biológico. 

Os principais sintomas nas aves é a dificuldade de respirar, tremores nas cabeças e no pescoço e até paralisia no corpo. O Ministério da Agricultura declarou emergência no Rio Grande do Sul após o estado detectar um foco da doença em uma granja na cidade de Anta Gorda. 

O estado exporta em média 60 mil toneladas de frango por mês e, segundo especialistas, a doença pode afetar até 7% da produção nacional. 

A pasta também suspendeu a exportação de frango, ovos e produtos agrícolas para 44 países. Entre eles, Argentina, União Europeia e China. A suspensão deve durar pelo menos 21 dias. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.