Governo exige que Meta suspenda uso de dados de brasileiros para treinar I.A

Facebook, uma das empresas da companhia, tem mais de 100 milhões de usuários ativos só no Brasil

Carolina Villela

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados do governo federal determinou à Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, a suspensão do uso de dados pessoais para o treinamento de inteligência artificial nas plataformas, a partir de usuários brasileiros. 

A medida é uma resposta ao sistema de I.A da empresa, que desde 26 de junho utiliza vídeos, fotos, textos, publicações abertas e conteúdos publicados nas redes sociais para treinar o sistema. 

O argumento do governo é que a Meta não teria informado os usuários sobre as possíveis consequências do uso de seus dados para o treinamento da inteligência artificial. Além disso, dificultou o acesso à página onde é possível optar pela recusa dos termos. 

Em caso de descumprimento, a multa para a Meta é de R$ 50 mil ao dia. Na Europa, a empresa voltou atrás, após a medida ser alvo de críticas. Em nota, a Meta afirmou estar 'desapontada' com a decisão da Autoridade Nacional e defendeu que a abordagem cumpre as leis de privacidade e regulações no Brasil. A empresa considerou um retrocesso que atrasa a chegada de benefícios da I.A para pessoas no Brasil. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.