Governo do Reino Unido vai distribuir pílula para reduzir o vício em cigarro

Especialistas apontam que esse novo remédio é mais eficaz do que métodos tradicionais, como gomas de mascar e adesivos de nicotina

Por Felipe Kieling

O tabagismo é o maior responsável por mortes evitáveis no mundo. Ele está por trás de mais de 8 milhões de óbitos por ano. Só na Inglaterra, ano passado, foram mais de 400 mil internações por doenças relacionadas ao fumo, como câncer, AVC e problemas cardíacas.

Além de fazer mal para saúde, esse vício ainda custa muito dinheiro aos cofres públicos. O NHS, que é o SUS britânico, gasta por ano o equivalente a quase 20 bilhões de reais.

O governo tenta a todo custo reduzir o número de fumantes e, agora, vai começar a distribuir, gratuitamente, uma pílula chamada vareniclina, um medicamento que reduz o desejo por nicotina, bloqueia seus efeitos no cérebro e alivia os sintomas de abstinência, como irritabilidade e dificuldades para dormir. 

Especialistas apontam que esse novo remédio é mais eficaz do que métodos tradicionais, como gomas de mascar e adesivos de nicotina. Ajudando cerca de 25% dos usuários a se manterem longe do cigarro por pelo menos seis meses.

O Reino Unido também adota medidas para reduzir o consumo de vape. Esses cigarros eletrônicos viraram uma febre, principalmente entre os jovens e isso tem preocupado as autoridades. A partir de junho de 2025, será proibida a venda de cigarros eletrônicos descartáveis no território britânico.

E não é só isso! A partir de outubro de 2026, um novo imposto será aplicado sobre o líquido utilizado nos dispositivos, com a expectativa de desestimular ainda mais o uso dos vapes.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais