Governo de SP estuda mudar Cracolândia de lugar para ampliar acesso a tratamento

Objetivo é transferir usuários de drogas para o Bom Retiro, também na região central da capital

Por Lucas Jozino

Governo de SP estuda mudar Cracolândia de lugar para ampliar acesso a tratamento
Governo de SP estuda mudar Cracolândia de lugar para ampliar acesso a tratamento
Agência Brasil

O governo de São Paulo anunciou que pretende mudar a Cracolândia de lugar. A ideia é mudar o ponto onde usuários de drogas e traficantes convivem no Centro da capital. A justificativa é que a violência prejudica o comércio da região onde os usuários ficam. No novo endereço, os dependentes teriam acesso mais fácil a tratamentos. 

Mas o Bom Retiro é um bairro tradicional, que recebeu imigrantes e tem comércios e área residencial. Apesar disso, o governador Tarcísio de Freitas vê pontos positivos na mudança. “Lá tenho uma AMA (Assistência Médica Ambulatorial), um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), deixo eles afastados da área residencial e comercial”, diz. 

“Vamos ver se a estratégia dá certo, se vai dar, não sei. É tentativa erro", completou Tarcísio de Freitas. Junto com os usuários, vão também os traficantes. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, acredita que o assunto precisa ser discutido antes de uma decisão. 

“Qualquer bairro você tem uma quantidade grande de comerciante, morador, acho que a gente precisa ter um pouco de cautela”, afirma Nunes. Enquanto isso, a Cracolândia aumenta. O fluxo aumentou quase 40% nos últimos três meses. 

Para chegar ao Bom Retiro, os dependentes e traficantes precisariam andar 2,5km dentro do Centro, em uma operação de escolta da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana. 

Mais notícias

Carregar mais