Quase 40 pessoas foram presas nesta quinta-feira (7), após uma grande operação em três estados contra um golpe cada vez mais comum: o do novo número de WhatsApp.
O que parece uma simples mensagem de texto de um filho informando a troca do número do celular na verdade é um golpe para enganar as vítimas. Os criminosos usam as fotos de perfis de whatsapp ou de qualquer rede social e enviam mensagens para enganar familiares e amigos. Logo depois vem o pedido urgente de ajuda financeira.
Em muitos casos, o aparente desespero de quem pede ajuda faz com que as vítimas, na boa-fé, façam as transferências bancárias. Essa modalidade de golpe exige que todos fiquem mais atentos. A recomendação da polícia é sempre ligar para o contato e confirmar a identidade da pessoa antes de qualquer transação.
Em Magé, no Rio de Janeiro, um dos detidos é acusado de conseguir os contatos das vítimas. A quadrilha é acusada de movimentar, em apenas um ano, mais de R$ 7 milhões. A investigação começou depois que a mãe de uma modelo e influenciadora digital perdeu R$ 125 mil ao cair no golpe.