Golpe do iFood: criminosos criam perfis falsos para roubar clientes

Especialista ouvida pela Band destaca que a responsabilidade é do aplicativo de entrega, pois não se precaveu a ponto de impedir uma página “pirata”

Da redação

Golpe do iFood: criminosos criam perfis falsos para roubar clientes
Criminosos criam perfis falsos no iFood
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma nova modalidade de golpe envolve a criação de contas falsas de restaurantes na plataforma de entrega “iFood”. È justamente por isso que o Jornal da Band fez uma reportagem para alertar o consumidor contra os crimes. 

O falso entregador usa a maquininha para clonar os dados do cartão bancário da cliente que fez um pedido pela plataforma. Só depois que a compra falha, a vítima percebe que caiu num golpe. É aí que o criminoso foge. Em seguida, a conta falsa é excluída da plataforma.

“Eu recebi uma notificação no celular de uma tentativa de passagem de compra de R$ 5 mil. Nesse momento eu acabei assustando e ele acabou roubando meu celular e meu cartão junto e saiu de moto”, explicou uma vítima do golpe.

Uma especialista ouvida pela Band destaca que a responsabilidade é do aplicativo de entrega, pois não se precaveu a ponto de impedir uma página “pirata” dentro da plataforma.

“A responsabilidade do ifood ainda é muito maior porque ele permitiu ou ele não se precaveu à altura para que não tivesse uma página pirata, uma página espelhada, do cliente dele porque o fornecedor, o restaurante também é cliente dele”, explicou a advogada Renata Abalém.

O iFood diz que investe em tecnologia para evitar fraudes e checa os dados dos restaurantes que vendem pelo aplicativo.

Para não cair no golpe, é importante analisar as avaliações do restaurante e as datas, para garantir que ele está há muito tempo na plataforma. Sempre que possível, é importante fazer o pagamento pelo aplicativo e não pessoalmente.

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