Com o avanço da vacinação, muita gente já está planejando o fim de ano e as férias. Com isso, a procura pelo aluguel de imóveis no litoral no verão vem aumentando. E o que vem crescendo também são os golpes.
Uma casa no litoral paulista fica para aluguel em feriados e no verão. Ariane Queiroz recebe contatos de locatários o ano todo. Mas agora, a proprietária foi vítima de uma golpista que se passou por ela na internet.
“Ela pegou todo o meu material, que eu anuncio, vídeos da casa, fotos, enfim. Ela pegou esse material, copiou, colou, montou um perfil. E elas alugam o imóvel como se dela fosse. As pessoas de boa fé, que querem alugar, depositam, fazem pix no valor da quantia que ela pede para fazer uma reserva no imóvel”, relata.
A estelionatária dava desculpas para não mostrar a casa pessoalmente e cobrava uma taxa para a reserva. Depois, desaparecia.
Nas últimas semanas, as delegacias de São Paulo registraram dezenas de boletins de ocorrência de vítimas contando essa mesma história. A maioria perdeu dinheiro quando pagou o sinal ao falso dono do imóvel.
Os policiais alertam para que as pessoas verifiquem todos os documentos e, se possível, vão até a casa antes de fechar o contrato.
“Desconfie sempre de preços muito baixos, fora do mercado. Confira todos os detalhes do anúncio antes de fechar negócio”, alerta o delegado Roberto Monteiro.