
Ao mesmo tempo em que os Estados Unidos fecham o cerco aos imigrantes ilegais, o presidente Donald Trump tenta atrair milionários para morar no país. Quem tiver interesse vai ter que investir o equivalente a quase R$ 30 milhões.
O presidente anunciou nesta quarta-feira (26) a criação do “Gold Card” (em português, “visto dourado” ou “visto de ouro”), documento que deve ser semelhante ao Green Card e conceder residência permanente a estrangeiros no país. Os portadores ainda terão mais privilégios, que não foram detalhados.
Segundo Trump, a ideia é atrair empresários dispostos a investir e gerar empregos nos EUA. Os interessados, além de efetuar o pagamento, passarão por uma análise das autoridades norte-americanas que identificará se estão aptos ou não.
Programas semelhantes já existiram em países europeus, mas foram cancelados por causa dos riscos, como favorecer a lavagem de dinheiro e permitir o acesso de criminosos internacionais ao território.
O “Gold Card” deve começar a ser vendido em duas semanas e, de acordo com o secretário do Comércio, deve substituir o atual programa para investidores conhecido como EB-5 – visto que permite que estrangeiros solicitem residência permanente no caso de investimentos superiores a um milhão de dólares no país ou da criação de empregos para mais de dez norte-americanos.