G20 reúne comercio mundial e movimenta mais de US$ 30 trilhões por ano; entenda o que é o grupo

Grupo mistura nações com realidades sociais, geográficas e politicas muito diferentes

Da redação

Criado há 25 anos, o G20 reúne o jogo pesado do comércio mundial, que movimenta mais de 30 trilhões de dólares por ano, com dois atores principais: os Estados Unidos e a China.

Os países que integram o G20 têm uma força que impressiona. Eles captam 70% do investimento estrangeiro direto, concentram 75% do comércio mundial, possuem 85% do PIB global, e abrigam dois terços da população do planeta.

O grupo não é um bloco coeso que trabalha em conjunto, como a União Europeia, com inimigos comuns e desafios econômicos semelhantes. Muito pelo contrário, já que o G20 mistura nações com realidades sociais, geográficas e politicas muito diferentes. Depois porque apesar do número "20" no nome, o bloco tem dois fenômenos econômicos: a China pela velocidade de crescimento e os Estados Unidos pela capacidade de resistência.

Quando o G20 foi criado, em 1999, a grande economia do Oriente era o Japão, que tinha um PIB equivalente à metade do PIB americano. E quatro vezes maior do que o PIB chinês. Cerca de 25 anos depois, a China passou a ter um PIB quatro vezes maior do que o japonês.  E dois terços do PIB dos Estados Unidos.

Os próximos capítulos dessa guerra comercial serão conhecidos no ano que vem, quando o presidente eleito Donald Trump toma posse, com a promessa de taxar produtos importados, em especial produtos chineses.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais