A França iniciou a construção de uma hidrovia de 107 quilômetros para transformar a logística do país e ajudar a conservar o meio ambiente.
O projeto vai ligar o Rio Sena aos 20 mil quilômetros de vias navegáveis da Europa. A obra vai custar R$ 25 bilhões. São 107 quilômetros de extensão e 54 metros de largura, conectando o Rio Oise até o canal de Dunkirk.
A atual via navegável representa um grande gargalo e o novo projeto pretende aliviar o transporte terrestre que implica em filas e congestionamentos. A ideia é que a rede hidroviária comece a funcionar em 2030.
Com o canal funcionando, embarcações de mais de quatro mil toneladas vão transitar pela região - um limite sete vezes maior do que o atual.
O governo francês projeta que deve conseguir retirar quase 800 mil caminhões das estradas - uma boa redução nos poluentes.
As obras já começaram e vão enfrentar um desafio histórico. As máquinas devem escarvar um trecho bem delicado: a região que foi o front da primeira Guerra Mundial. Os operários terão a delicada missão de trabalhar no que já foram campos de batalha e desenterrar restos mortais de soldados.