Polícias de Brasil e Colômbia fazem operação conjunta contra tráfico de drogas

Jornal da Band já mostrou a ligação entre o PCC, do Brasil, e o colombiano "Clã do Golfo"

Rodrigo Hidalgo, do Jornal da Band

As polícias do Brasil e da Colômbia fizeram uma força tarefa para combater facções criminosas do narcotráfico nos dois países. Há cinco anos, o Jornal da Band mostrou a ligação entre o PCC, do Brasil, e o colombiano "Clã do Golfo". Os dois bandos estão mais unidos do que nunca.

A Colômbia continua sendo o maior produtor de cocaína do mundo, mesmo com o investimento que o governo americano vem fazendo no país para combater o tráfico de drogas.

O país já teve cartéis extremamente perigosos como o de Cali e o de Medellín, além depois do monopólio das Farc. Atualmente, a luta é contra outro perigoso grupo criminoso, o Clã do Golfo - que teve uma dura derrota no fim do mês passado com a prisão de seu líder.

Dairo Antonio Úsuga, conhecido como Otoniel, deve ser extraditado para os Estados Unidos, onde poderá ter o mesmo destino do condenado "El Chapo". Com a prisão de Otoniel, o governo colombiano passou a descobrir detalhes da organização do grupo.

O Clã do Golfo tem uma rede de tráfico que se estende a 28 países em quatro continentes. Esses vínculos criminosos impulsionam o tráfico de drogas pelo mundo.

As principais alianças são com máfias mexicanas, italianas e da região do Balcãs, no sudeste da Europa. O Brasil continua na lista d

Mais notícias

Carregar mais