Fogo queima o equivalente a cinco campos de futebol por minuto em Los Angeles, nos EUA

As chamas já destruíram uma área de 1,2 mil hectares e se espalharam por quatro regiões

Eduardo Barão

O amanhecer em Los Angeles aconteceu com o Sol completamente vermelho e um céu tomado por fumaça densa e preta nesta quarta-feira (8). Nas últimas 24 horas, os incêndios florestais tomaram a região de Los Angeles, na Califórnia. 

O fogo já destruiu uma área de 1,2 mil hectares e se espalhou por quatro regiões.  Até do espaço é possível ver a extensão do fogo e da fumaça. As chamas estão queimando cerca de cinco campos de futebol por minuto e os ventos, que chegam a 160 quilômetros por hora, espalham o fogo com força.

Quase 1,5 mil bombeiros correm contra o tempo para conter os estragos, além de aviões que jogam água para barrar o avanço do incêndio em áreas residenciais. Mais de mil construções foram completamente destruídas, como uma casa de repouso pra idosos, em Pasadena.

Um dos cuidadores, disse que está feliz porque deu tempo de tirar todos os moradores sem nenhum ferimento. Em outro asilo, é possível ouvir a ventania enquanto os idosos eram resgatados. Mais de 80 mil moradores precisaram sair às pressas de casa.

Lynne viu a casa dos pais, de 90 anos, sumir em meio ao fogo, "eles viveram nessa casa por 75 anos. Eles tinham seguro até pouco tempo, mas a seguradora decidiu cancelar o contrato. E agora acontece isso, como explicar?", disse. 

Em meio aos congestionamentos, alguns largaram os carros no meio das ruas e fugiram a pé. Em uma estrada, escavadeiras foram usadas pra retirar os veículos e abrir rota de fuga. 

“O impacto óbvio das alterações climáticas nesta situação é que o número médio de dias por ano em que a vegetação está muito disponível para o fogo duplicou desde a década de 1980. Portanto, a temporada de incêndios tem crescido cada vez mais na Califórnia”, disse o especialista em incêndios florestais Lindon Pronto ao Jornal da Band. 

Enquanto boa parte do país ainda sofre com as nevascas, como em Nova York, o incêndio devastador na Califórnia comove os Estados Unidos. Bombeiros de outros estados estão seguindo para ajudar no combate às chamas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.