Filho de brasileiros, deputado eleito nos EUA é pressionado a renunciar

Ele é acusado de mentir no currículo e na biografia, segundo investigação do jornal The New York Times

Christiano Pinho

Filho de brasileiros, deputado eleito nos EUA é pressionado a renunciar Reprodução
Filho de brasileiros, deputado eleito nos EUA é pressionado a renunciar
Reprodução

Filho de brasileiros, o deputado recém-eleito nos Estados Unidos, George Santos, está sendo pressionado a renunciar. Ele é acusado de mentir no currículo e na biografia, segundo investigação do jornal The New York Times.

Filho de imigrantes brasileiros e nascido em Nova York, Santos se apresenta como o primeiro republicano abertamente gay eleito deputado.

Ele sustenta ter se formado no Baruch College e trabalhado com finanças no Citigroup e no Goldman Sachs e afirma ainda ser de uma família que ficou milionária com imóveis e que mantinha uma ONG que resgatou mais de 2,5 mil cachorros e gatos.

O jornal não encontrou registros de nenhuma dessas afirmações, consultando as instituições financeiras, a universidade e a receita federal americana. 

Não bastassem as polêmicas nos Estados Unidos, aqui no Brasil, George Santos foi denunciado por estelionato e se tornou réu. O processo está suspenso, assim como o prazo de prescrição, desde 2013, já que ele não respondeu as intimações e não constituiu advogado.

O crime aconteceu em 2008, em Niterói. Em depoimento à polícia, um lojista disse que Santos, na época com 19 anos, comprou diversos produtos usando dois cheques de R$ 1.072,00 cada. No verso, estavam telefones e um endereço falsos. 

O comerciante conseguiu localizá-lo em uma rede social. George assumiu o golpe e disse que estava disposto a devolver o dinheiro. À polícia, ele revelou ter furtado o talão da bolsa da própria mãe, que era cuidadora de idosos. os cheques eram de um paciente dela, que já havia morrido.

Depois de denunciado, George nunca mais respondeu aos questionamentos da Justiça brasileira. Nos estados unidos também não responde as acusações. Em nota, o advogado dele afirmou que santos sendo alvo de alegações difamatórias.

Mais notícias

Carregar mais