Fies: sistema de financiamento exige planejamento para não gerar dívidas; veja

Inscrições abriram nesta terça-feira (4) e 78 mil vagas foram disponibilizadas em mais de 1200 universidades

Por Filipe Peixoto

Começou nesta terça-feira (4) o período de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2023. São quase 78 mil vagas em mais de 1200 universidades. E para se inscrever, é bom se planejar para não se endividar. 

A planejadora financeira Paula Bazzo explica que é importante entender como o Fies funciona antes de assumir uma dívida. “Quem está contratando não pode entrar com a mentalidade de que ‘ah, tem alguém pagando pela educação’. Não é isso, você mesmo que vai pagar pela sua educação”, explica. 

Para conseguir utilizar o Fies sem medo de entrar em dívidas ou em uma ‘bola de neve’, a Band traz algumas dicas simples e efetivas para entender o programa e estudar mais tranquilo:

Se o financiamento for parcial, tem que verificar se o valor mensal do curso cabe no bolso. É importante se preparar para os gastos como passagem e material escolar do curso. E lembre-se: no futuro, o pagamento da dívida poderá pesar no orçamento.

Quem não paga, fica com o nome sujo, o que dificulta o acesso ao cartão de crédito, cheque especial e empréstimos. “Você pode até perder bens se a dívida tomar uma proporção judicial”, informa Paula Bazzo. É por isso que Larissa Honório, estudante que vai se inscrever no Fies, está com pés no chão e planejou os gastos. “Você tem que pensar bem quando entra naquilo, porque é uma dívida muito grande”, avalia. 

Como se inscrever no Fies?

Os interessados têm desde esta terça-feira (4) até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (7) para efetuar a inscrição por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.  

No momento da inscrição, o candidato deve informar o CPF; um endereço de e-mail pessoal válido; os nomes dos membros do grupo familiar, com o número de CPF daqueles com idade igual ou superior a 14 anos, as respectivas datas de nascimento e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar. 

Quais são os critérios para poder entrar no Fies?

Pode se inscrever para o processo seletivo do Fies o candidato que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:  

  • - tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o Fies 2023;
  • - tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero;
  • - não tenha participado do Enem na condição de ‘treineiro’ – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação;
  • - possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
  •  

Quando saem os resultados?

O ministério da Educação deve divulgar a ordem de classificação e pré-seleção no próximo dia 11, em chamada única. O cronograma completo do Fies pode ser acessado aqui

Mais notícias

Carregar mais