Hoje é difícil imaginar uma eleição sem os debates entre os candidatos. Eles começaram há pouco mais de trinta anos. As histórias por trás das câmeras antes de cada confronto agora estão num livro. O jornalista Fernando Mitre revela os bastidores de debates memoráveis e decisivos para a nossa democracia.
Essa história começa quando o Brasil sonhava com um recomeço. Em 1989, os brasileiros escolheriam pela primeira vez um presidente após a ditadura militar. O renascimento da democracia inaugurou também uma nova era na cobertura política brasileira: a dos grandes debates.
Os embates entre os candidatos passaram a fazer das eleições. Alguns deles, icônicos.
Quando a luz do estúdio acende, uma nova página começa a ser escrita. Quem terá a melhor estratégia. Quem ganha o debate, mas perde nas urnas. Os erros e os acertos. E detalhes importantes, decisivos até, acontecem longe das câmeras, nos bastidores.
E muitos desses momentos foram revelados pelo jornalista Fernando Mitre no livro "Debate na Veia - Nos Bastidores da tevê. A democracia no centro do jogo". Os capítulos percorrem o contexto brasileiro desde pouco antes do golpe militar de 64 até o confronto entre Lula e Jair Bolsonaro nas últimas eleições. debate, que por sinal, quase não aconteceu.
O lançamento do livro em São Paulo reuniu telespectadores, amigos e jornalistas.
Os causos contados pelo jornalista mineiro fluem com leveza pelas páginas do livro, que foi todo escrito no celular. Memórias de quem testemunhou a história e, na estreia como escritor, celebra a democracia.