Federação dos Bancos divulga nota para desmentir fake news sobre suposta taxação do pix

Sistema continua igual, gratuito e sem qualquer alteração para quem usa

Caiã Messina

Depois do governo, a Federação dos Bancos divulgou nota para desmentir a onda de boatos sobre uma suposta taxação do pix. O sistema continua igual, gratuito e sem qualquer alteração para quem usa. 

O alerta lançado pela Federação dos maiores bancos do país reforçou que a Receita só atualizou o monitoramento que já existia sobre movimentações financeiras. E que novos tributos são mentira. 

Nesta terça-feira (14), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, veio à público para desmentir uma suposta “taxa ambiental” para carros. A cobrança, que é falsa, atingiria veículos com mais de 20 anos de uso. 

“Isso consome energia do governo, consome energia do estado, funcionários públicos e tudo mais, para combater um tipo de barbaridade”, disse.

O governo já desmentiu a taxação do pix acima de R$ 5 mil, versão que circulou em um vídeo manipulado. O assunto tem movimentado as pesquisas na internet. A Sala Digital, uma parceria da Band com o Google, aponta que o boato ganhou força nas buscas a partir de 6 de janeiro e atingiu o pico no dia 10. 

O interesse das pessoas sobre o pix bateu recorde: nunca o termo foi tão buscado no Google como neste mês. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.