O Grupo Bandeirantes de Comunicação lançou, nesta segunda-feira (15), uma campanha para a valorização do jornalismo profissional.
A primeira obrigação do jornalista é informar com correção e falar a verdade, ouvir os dois lados da história e ir a fundo em cada apuração.
O jornalista é antes de tudo um funcionário da notícia. Agora, não pode ser uma notícia falsa. Mais do que isso, não pode ser uma fake news.
Se você não for autêntico, verdadeiro e disser a verdade doa a quem doer, você não está sendo jornalista.
O jornalismo de credibilidade, o jornalismo sério. Esse é um jornalismo que significa também um combate permanente às fake news.
A notícia antes de chegar para você, ela é checada. Ela passa pelo crivo de inúmeros profissionais que, independente do que eles pensam, eles têm que chancelar se aquilo é verdade ou não
A atividade do jornalismo é uma atividade profissional que envolve pessoas treinadas para apuração dos fatos, para ouvir os lados da história e para entender se efetivamente aquilo ali é ou não uma notícia a ser levada para o telespectador, para o ouvinte e para o internauta.
Para a gente se proteger das fake news, a gente tem que olhar para isso. Quem produziu quer destruir uma reputação, se você compartilhar você vai ajudar a ele atingir esse objetivo.
Quando você recebe uma notícia, você não deixa de ter responsabilidade sobre ela, por isso cada um de nós tem que se conscientizar para não viralizar informações falsas. Tem que confiar em quem faz jornalismo profissional de verdade.
O nosso jornalismo busca, com obsessão 24 horas por dia, atender o interesse público. Essa é a prioridade. Essa é a nossa missão.
Duvide. Cheque. Não espalhe fake news.
Grupo Bandeirantes de Comunicação. Respeito pelo fato. Respeito por você há 86 anos.