O incêndio do navio que transporta mais de três mil carros na costa da Holanda continua fora de controle. O medo agora é que o afundamento do cargueiro possa causar um desastre ecológico na região - que é patrimônio mundial da Unesco.
O navio, com bandeira do Panamá, saiu da Alemanha em direção ao Egito, carregando quase 4 mil carros. 500 deles, modelos elétricos de uma montadora japonesa. Ainda não se sabe o tamanho do prejuízo, mas alguns veículos são de marcas como BMW e Mercedes.
Bombeiros tentam apagar as chamas, mas o trabalho é complexo. Muita água pode fazer o cargueiro afundar e autoridades temem um desastre ecológico.
O cargueiro está parado no Mar do Norte, próximo da ilha holandesa de Ameland. A região é considerada patrimônio mundial da UNESCO por abrigar mais de 10 mil espécies de animais aquáticos e terrestres.
Uma investigação também foi aberta para descobrir como o fogo começou. A principal hipótese é que uma faísca na bateria de um dos carros elétricos teria provocado uma explosão. O transporte desse tipo de veículo é um grande desafio para as empresas.
Em março do ano passado, um cargueiro com 4 mil carros pegou fogo e afundou no Oceano Atlântico. O prejuízo estimado foi de R$ 2,5 bilhões.