Explosão em gasoduto russo que abastece a Europa deixa três mortos

De acordo com a estatal russa Gazprom, o fornecimento não foi prejudicado porque o combustível foi desviado para outros gasodutos

Por Sonia Blota

Explosão em gasoduto russo que abastece a Europa deixa três mortos Reprodução
Explosão em gasoduto russo que abastece a Europa deixa três mortos
Reprodução

Três operários morreram em uma explosão em um gasoduto que liga a Rússia à Europa na cidade de Kalinino, na região do Ártico. O acidente aconteceu durante trabalhos de manutenção de um gasoduto que abastece a Europa. 

De acordo com a estatal russa Gazprom, o fornecimento não foi prejudicado porque o combustível foi desviado para outros gasodutos.

Desde o início da guerra na Ucrânia, a Europa vem tentando reduzir a dependência energética da Rússia.

A partir desta quarta-feira (20), oficialmente segue um longo inverno na Europa. Inflação nas alturas impulsionada principalmente pela crise energética com a guerra da ucrânia. Por isso, em Bruxelas, os líderes dos 27 países da União Europeia decidiram sobre um teto para o preço do gás. 

Os ministros do bloco bateram o martelo depois de dois meses de negociações difíceis. Um mecanismo temporário de correção dos preços será acionado quando o preço ultrapassar 180 euros, cerca de R$ 1 mil, por megawatt hora durante três dias úteis consecutivos.

Atualmente, a tarifa está em 115 euros por megawatt-hora, mas em agosto atingiu picos de 350 euros. Para o Kremlin, o teto para o preço do gás na Europa é inaceitável.

Na Ucrânia, nenhum sinal de trégua para a guerra que se arrasta há dez meses.

Nesta terça-feira (20), o presidente Volodymyr Zelensky fez uma visita surpresa à cidade de Bakhmut - onde as forças ucranianas e russas travam uma batalha brutal.

Mais notícias

Carregar mais