Experiência no combate ao PCC impactou escolha de Sarrubbo por Lewandowski

Procurador do MP de São Paulo, Mário Sarrubbo foi escolhido por Ricardo Lewandowski para ser o novo Secretário Nacional de Segurança Pública

Da redação

A experiência no combate a uma das maiores organizações criminosas do mundo, o PCC, originária de São Paulo, foi determinante para o futuro Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, indicar o procurador paulista Mário Sarrubbo.

Em quase quatro anos no comando do Ministério Público de São Paulo, o atual procurador-geral de Justiça foi considerado linha-dura contra o crime. Ele fortaleceu o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). No foco, estão o combate à lavagem de dinheiro e à corrupção de agentes públicos para fragilizar a atuação das lideranças e das finanças das quadrilhas.

A secretaria que Sarrubbo comandará é considerada estratégica, pois opera um dos maiores orçamentos do Ministério da Justiça, o do Fundo Nacional de Segurança Pública, mais R$ 2 bilhões. O novo secretário é considerado peça-chave porque tem diálogo direto com os estados e pode coordenar o que seria a primeira política nacional de enfrentamento às organizações criminosas do Brasil.

Alvo de críticas da oposição ao governo, o tema segurança pública deve dominar as campanhas eleitorais de 2024. Apesar de segurança nacional ser tema de responsabilidade dos governadores, a cobrança é por uma articulação nacional que prepare as forças estaduais e garanta melhores resultados no combate à criminalidade.

Mais notícias

Carregar mais