Numa cidade vibrante, símbolo da explosão econômica da China, o distrito Yangpu, em Xangai, com prédios centenários, transformou-se num local para grandes negócios entre empresas de várias partes do mundo, inclusive brasileiras. Lá, do outro lado do mundo, existe o Centro de Inovação do Brasil.
O Centro de Inovação do Brasil é um local onde as empresas brasileiras podem chegar, entender melhor como funciona a China e fazer negócios no país.
A Semana de Inovação China-Brasil, no campus de Changyang, reúne, todo ano, empresas brasileiras de ciência e tecnologia, que querem investir fora do Brasil e as estrangeiras que estão cada vez mais de olho no nosso país.
A empresa de tecnologia Lenovo, por exemplo, uma das maiores do mundo e presente no Brasil, participou desta edição da Semana de Inovação China-Brasil. No evento, tem exposição de robô usado por empresas para fazer segurança contra roubo e até para combater incêndios.
Maior parceiro comercial do Brasil
Como 30% das exportações brasileiras são endereçadas para a China, o país asiático torna-se o maior parceiro comercial do Brasil. O objetivo desta semana de inovação é fortalecer ainda mais essa troca entre os dois países.
Band e China Midia Group
O Grupo Bandeirantes foi convidado a participar do evento, onde foi destacada a importância da mídia na ponte entre os dois países. A Band possui uma parceria de troca de conteúdo com a China Midia Group e apresenta, todas as semanas, no canal Bandnews TV, o programa Mundo China, com as novidades do país asiático.
Nossa equipe de reportagem está preparando um especial sobre os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China, que serão comemorados em agosto. Tudo isso será exibido, em breve, no Jornal da Band.