EUA usaram míssil chamado de bomba ninja em ataque que matou líder da Al Qaeda

Ayman Al-Zawahiri foi atingido na varanda da própria casa por dois projéteis batizados de Hellfire R9X

Por Eduardo Barão

Os Estados Unidos utilizaram um míssil conhecido como bomba ninja no ataque que matou Ayman Al-Zawahiri, no Afeganistão. O terrorista tinha coordenado os atentados do 11 de setembro junto com Bin Laden.

Ele foi atingido na varanda da própria casa por dois projéteis batizados de Hellfire R9X, que  são conhecidos como bomba ninja. A diferença é que ele não contém ogiva. A arma projeta lâminas que giram em alta velocidade, o que pode dilacerar qualquer alvo.

Em um comunicado, o presidente americano Joe Biden disse que a justiça foi feita e que este líder terrorista não existe mais.

A Al Qaeda não tem mais a mesma força da época de Bin Laden. Mas a morte do mentor do grupo terrorista tem um peso simbólico e pode ajudar Joe Biden a melhorar sua imagem dentro do país.

Principalmente após a fracassada retirada das tropas americanas do Afeganistão, que depois de décadas de ocupação voltou a ser dominado pelo Talibã.

Mesmo distante, a inteligência americana garante estar atenta as ações terroristas em território afegão.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.