Estudos alertam para uso indiscriminado de melatonina e seus riscos

A melatonina é um hormônio produzido no cérebro e liberado à noite. Ele ajuda a regular o sono. Desde 2021 é vendido no brasil como suplemento alimentar

Olívia Freitas

Muita gente aderiu à melatonina para regular o sono. Só que o uso indiscriminado desse hormônio pode dar problemas.

A melatonina é um hormônio produzido no cérebro e liberado à noite. Ele ajuda a regular o sono. Desde 2021 é vendido no brasil como suplemento alimentar. 

Nas farmácias é cada vez maior o espaço reservado ao produto. A venda é livre, não exige receita médica. Então é comum o cliente chegar, escolher uma entre as muitas marcas disponíveis e consumidor conforme a orientação da embalagem. 

Cada vez mais estudos, no entanto, acendem o sinal de alerta para o uso indiscriminado da substancia. 

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo avaliou o uso da melatonina no tratamento de doenças inflamatórias crônicas do intestino. O estudo em camundongos mostrou que em parte deles, as inflamações pioraram. 

“Ela pode exercer um efeito prejudicial a depender dessas bactérias que vivem no intestino. E como a gente sabe que as bactérias que vivem no intestino podem variar muito em quem tem inflamações, nosso estudo acabou acendendo esse alerta”, explica Cristina Cardoso, que é coordenadora-chefe do estudo.

Mais notícias

Carregar mais