Estudo da PUCRS e Butantan de vacina contra dengue está na fase final de testes

Imunizante já tem 80% de eficácia e foi desenvolvido a partir do vírus enfraquecido

Matheus Goulart

Um estudo de uma vacina contra a dengue feito pela PUC do Rio Grande do Sul em conjunto com o Instituto Butantan está na fase final e já apresenta 80% de eficácia. O estudo terá os resultados no próximo dia 31 e busca novos voluntários entre 18 e 59 anos, saudáveis e que ainda não tiveram contato com o vírus da dengue. 

Para o infectologista Fabiano Ramos, a vacina pode ser uma esperança no combate à doença. Ele informa que espera o fim dos testes no novo público até o ano de 2024. “A gente espera que fique pronta até o ano que vem, aí só depende do Ministério da Saúde incluir no plano de vacinação. Tomara, visto que a dengue é uma doença impactante”, afirmou. 

O levantamento, que já vacinou mais de 250 pessoas, pretende testar 700 voluntários de Porto Alegre e Pelotas. O imunizante foi desenvolvido a partir do vírus atenuado, ou seja, enfraquecido. A cada seis voluntários que recebem a vacina, um terá a aplicação de placebo e os participantes só serão informados sobre o grupo em que foram inseridos. 

Os participantes serão acompanhados por um ano após a primeira aplicação e análises serão feitas de forma presencial e remota.

Mais notícias

Carregar mais