Estudo aponta que número de quase acidentes aéreos disparou nos últimos anos

O principal alerta dos técnicos é para a falta de controladores de voos

Por Eduardo Barão

Um alerta na aviação americana. O número de quase acidentes disparou nos últimos anos. Os motivos incluem falta de controladores de voo e uso de equipamentos velhos.

A agência de aviação americana resolveu agir e pediu um relatório para um grupo de técnicos sobre os riscos de segurança nos aeroportos. Resultado: 52 páginas de conclusões preocupantes.

O principal alerta dos técnicos é para a falta de controladores de voos. Há quase mil funcionários a menos do que há dez anos. Os especialistas disseram que a tecnologia nos aeroportos está desatualizada. E que é preciso melhorar as condições de instalações e equipamentos.

As companhias aéreas também levaram um puxão de orelha. O relatório alertou que os pilotos estão fazendo muitas horas extras - o que aumenta o cansaço e os riscos de acidente.

A agência de aviação disse que tomou algumas providências, como melhorar a iluminação das pistas.

O relatório foi divulgado uma semana antes do feriado de ação de graças, que deve bater recorde de movimentação de passageiros nos aeroportos.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.