Estudante piauiense vence Nobel de jovens cientistas na Suécia

Evento na capital da Suécia reuniu estudantes premiados de 40 países

Da redação

Um estudante, de 17 anos, ganhou o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, considerado o Nobel da Ciência jovem. O evento na capital da Suécia reuniu estudantes premiados de 40 países.

O projeto desenvolvido por Manoel José Nunes se chama Aquatic Rover. É portátil, feito com poucos recursos, e capaz de trazer benefícios ao meio ambiente e à saúde do ser humano. 

A máquina criada pelo jovem analisa aspectos importantes da água, como o PH e a temperatura, e é capaz de fazer o controle da qualidade para o consumo humano. A pequena embarcação navega por rios e lagos alimentada por bateria ou energia solar, fazendo o monitoramento da água de forma automática e transmitindo as informações para um banco de dados. 

Essa não é a primeira conquista do jovem cientista brasileiro. No ano passado, ele ficou em primeiro lugar na Feira Mineira de Iniciação Científica, uma das mais importantes do Brasil.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.